• Comunicação CRMV-RN
  • 27/11/2018

Tesoureiro do CRMV-RN participa de Conferência que busca soluções para regiões desérticas do Brasil e Israel

Evento aconteceu em Fortaleza, capital do Ceará

O tesoureiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, o zootecnista Dr. Josimar Torres, representou o CRMV-RN  durante a BIWARDE’18 - Segunda Conferência Água-Agricultura, Pesquisa e Desenvolvimento Brasil-Israel. O evento foi realizado entre os dias 19 e 23 de novembro, em Fortaleza, capital do Ceará.

"É um evento extremamente importante, porque foi realizado com objetivo de criar uma plataforma de cooperação científica e rede entre os dois países. A ideia é encontrar soluções sustentáveis para as áreas desérticas e secas, como o sul de Israel (Neguev) e o Nordeste do Brasil", disse Dr. Josimar.


Segundo ele, as semelhanças entre as duas regiões permitem o compartilhamento de alternativas no campo científico da agricultura, meio ambiente e indústria, além de fomentar pesquisas na área para profissionais e estudantes.  "Isso busca aumentar a produtividade nos campos da agricultura, biotecnologia e bioenergia, estabelecendo uma rede científica entre a Ben Gurion University e Universidade regionais", lembrou.

Ainda segundo Dr. Josimar,  é fundamental que se busque esse tipo de aproximação  entre os dois países, com o intuito de aperfeiçoar as condições de produção agrícola e animal de forma a impactar menos no uso dos recursos hídricos, do solo e da própria produção animal.

"Tudo isso é possível utilizando fatores de baixo custo como dessalinização de águas salobras, reuso de aguas cinzas e energias de menor impacto ambiental", exemplicou o zootecnista.

 A conferência visa ainda  promover o intercâmbio de estudantes e colaboração acadêmica entre Brasil e Israel, nos campos  nos campos da tecnologia de água, desafios e soluções agrícolas e sustentabilidade nas terras áridas.

Ver todos

CALAZAR: Comissão de Saúde Pública do CRMV-RN explica o que é o Leishmaniose Visceral

Zoonose provocou morte de um homem no Rio Grande do Norte. Conheça prevenções e tratamentos.

Comando do Exército recebe solicitação para incluir Médicos Veterinários no Serviço de Saúde

Pleito das entidades da Medicina Veterinária Brasileira foi apresentado em ofício enviado ao comandante geral.

Estelionatário usa nome do presidente do CRMV-RN para pedir dinheiro indevidamente através de aplicativo

Dr. Wirton Costa esclarece que não solicita dinheiro pelo Whatsapp e que número usado por criminoso não é o dele. Caso será denunciado à polícia.

CRMV-RN abre concurso público para vagas de Agente Administrativo e Agente Fiscal

Cargos de nível médio tem salários iniciais de R$ 1.996,00. Inscrições vão até o dia 8 de julho.

CFMV e CRMVs debatem juntos novas normas para o sistema

Evento aconteceu em Brasília de 13 a 15 de maio.