• 18/12/2018

Médicos Veterinários discutem a Leishmaniose em Natal

CRMV-RN participa do evento

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte, Dr. José Arimateia, está participando da Jornada de Leishmaniose, que acontece em Natal nesta terça (18) e quarta-feira (19).  A abertura foi durante a manhã com a palestra de Dra. Selma Maria Bezerra Jerônimo. A médica destacou o perfil da doença em humanos e o impacto das coinfecções.

A leishmaniose, também conhecida popularmente como calazar, é uma doença que afeta principalmente cães e gatos, além do homem. Em zonas urbanas, os cães são o principal reservatório da doença.

"Em humanos, as leishmanias são transportadas pela corrente sanguínea para todo o corpo do hospedeiro, afetando principalmente os órgãos como fígado e baço. Se ela não é tratada, a pessoa pode morrer", alertou Dr. Arimateia.

A médica veterinária, Dr. Romeika Reis, falou sobre vacinas e tratamento, além dos aspectos técnicos e legais. "O tratamento só pode ser feito por médicos veterinários com medicamentos aprovados pelo Ministério da Saúde e com todo o controle do mecanismo de transmissão, já que o vetor pode continuar picando o cão e , assim, transmitir a doença ao ser humano. Quanto a vacinação, é preciso saber que ela não cura a doença. O tratamento e a própria vacinação são as opções. Os animais doentes devem ser castrados para não transmitirem a doença aos seus descendentes e, no geral, eles deverão ser eutanasiados", frisou Dr. Romeika. O modelo inovador de vigilância e controle da Leishmaniose no município de Natal, também está na pauta das discussões. "

Justiça nega mais uma liminar contra a Resolução do CFMV que proíbe inscrição de egressos de EAD

Decisão da 6ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal considerou pedido sem fundamento.

Centro universitário do Ceará abre vaga para professor de Medicina Veterinária

Inscrições seguem até esta terça-feira (18) e podem ser feitas pela internet.

Potiguares dão palestras sobre alimentação de bovinos e equinos na 23ª PECNordeste

Evento aconteceu no último fim de semana no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Reprodução de cães: livro voltado a criadores, estudantes e médicos-veterinários será lançado em julho

Obra dos professores doutores Alexandre Rodrigues (Ufersa) e Marcelo Rezende Luz (UFMG) é dividida em 16 capítulos.

Em reunião plenária, CRMV-RN discute atuação dos profissionais como RT de eventos e estabelecimentos

Encontro de junho aconteceu nesta sexta-feira (14), na Anclivepa, em Natal. Reunião dos presidentes de comissões também foi realizada no local.