• 29/01/2019

EAD, digitalização de processos e fiscalização do TCU foram itens da XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e ES

Encontro aconteceu ontem (28) e hoje (29), em Vitória, capital do Espírito Santo

Presidentes, conselheiros, diretores e servidores dos conselhos regionais participaram da XXV Câmara de Presidentes do Norte, Nordeste e Espírito Santo, realizada ontem (28) e hoje (29), em Vitória, capital do ES. O CRMV-RN foi representado pelo seu vice-presidente, o médico veterinário José Arimateia. A reunião discutiu assuntos para fortalecer o sistema e as profissões de Medicina Veterinária e de Zootecnia.

"Foi um encontro muito oportuno para a troca de experiências entre os Regionais. Durante dois dias discutimos assuntos importantes para categoria", disse José Arimateia. Assuntos como a possibilidade de homologação da ART eletrônica pelos regionais, a atuação dos Hospitais-Escolas e o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba estiveram na pauta.

Para o presidente do CRMV-ES Médico Veterinário Marcus Campos Braun, o encontro superou as expectativas. "A participação do CRMV-ES foi muito importante para levarmos as demandas do Espírito Santo ao conhecimento dos demais Conselhos Regionais e do Federal, solicitando apoio nas ações e opinar quanto a todos os importantes itens de pauta do encontro”, destacou.

Digitalização

Um ponto levantado foi a digitalização de documentos para agilizar a tramitação de processos e reduzir o número de papéis.

Segundo o presidente do CFMV Médico Veterinário Francisco Cavalcanti de Almeida, após a implantação do sistema de digitalização no Federal, previsto para 2020, a proposta é disponibilizar a ferramenta para os regionais. Atualmente, o CRMV-PR é um dos regionais que faz uso da digitalização.

Ensino a Distância

Outro assunto da pauta foi o ensino a distância, levantado pelo presidente do CRMV-ES Médico Veterinário Marcus Braun. "O EAD é uma realidade, por isso devemos ficar atentos a proliferação desses cursos e as faculdades que não necessariamente estão comprometidas com a qualidade do ensino, o que prejudica diretamente os serviços prestados à população", revela.

Já o presidente do CRMV-PB Marcelo Weinstein Teixeira enfatizou uma ação mais incisiva por parte dos Conselhos. "Podemos atuar na fiscalização para melhorar a qualidade do ensino presencial e a distância", reforça.

O presidente Francisco, do CFMV, também destacou os cuidados em relação ao EAD. "É difícil paralisar a criação de novos cursos, mas acreditamos que a sociedade irá filtrar", diz Francisco diante da medida de Acreditação dos Cursos de Graduação pelo CFMV, que avalia a qualidade acadêmica dos cursos de graduação.

Fiscalização

A advogada do CRMV-ES Tatiane Espinosa Oliveira Leão compartilhou casos de ações judiciais do Conselho, seus impactos e a importância da fiscalização da atuação profissional em estabelecimentos veterinários.

Na oportunidade, Francisco Cavalcanti de Almeida comentou o caso do CRMV-SP, que fez um trabalho junto ao CFMV mostrando ao MPF da necessidade do Veterinário presente na comercialização de animais vivos e na venda de medicamentos.

Desafios e orientações

Os presidentes esclareceram dúvidas e se informaram com o Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União do ES Leonardo Gomes Ferreira. O auditor compartilhou as principais decisões do TCU em relação aos Conselhos de Fiscalização Profissional e as orientações.

Por fim, o evento permitiu que representantes dos CRMVs compartilhassem informações da gestão de cada estado, as ações desenvolvidas e as dificuldades encontradas.

*Com informações CRMV-ES

GLOBO RURAL: Zootecnista desenvolve 'bife' para abelhas enfrentarem seca no RN

Ração barata tem evitado abandono dos insetos em colmeias da região.

Ufersa abre processo seletivo para professores substitutos com vagas para médicos-veterinários

Oportunidades são para trabalho no Centro de Ciências Agrárias, em Mossoró, com salário de até R$ 3.130,85,.

Plenário da Câmara conclui votação de projeto que regulamenta vaquejada

Projeto agora segue para sanção presidencial.

Presidentes do CFMV e da Câmara dos Deputados se reúnem em Brasília

Em pauta, o Projeto de Lei sobre bem-estar animal, que conta com contribuição de médicos-veterinários e zootecnistas