• 30/01/2019

CRMV-RN entrega carteiras profissionais aos novos médicos veterinários do Estado

Solenidade aconteceu no auditório da UNP, em Natal

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte entregou na noite desta quarta-feira (30), as carteiras profissionais dos novos médicos veterinários formados pela UNP no Estado. No total, foram entregues 45 carteiras.

Participaram da solenidade o presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, além do coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar, Rodrigo Padilha, e o professor e conselheiro, Vicente Toscano. A entrega aconteceu no auditório da UNP da Salgado Filho, em Natal.

O presidente do CRMV-RN  destacou que a principal missão do Conselho atualmente é educar. "Claro que temos nossa função de fiscalizar as profissões da Medicina Veterinária e Zootecnia, mas não queremos impor a punição imediata. O CRMV-RN tem um papel importante na conscientização dos profissionais , das boas práticas", disse Dr. Wirton.

No discurso para os novos médicos veterinários do RN, o presidente ainda frisou a importância de consultar e seguir as regras do código de ética da profissão. Uma delas, é não promover a divulgação de preços promocionais dos serviços oferecidos por profissionais. "Isso vai contra o que diz a legislação. O médico veterinário não pode fazer propaganda, já que essa prática ocasiona uma concorrência desleal", disse.

E é pautada na ética que a nova médica veterinária, Luana Viturino, pretende seguir. Ela é de Parazinho, 124 km de Natal, e já tinha entrado em um outro curso superior, mas a Medicina Veterinária era um sonho de criança. "Sempre quis. Agora quero honrar minha profissão, sendo ética e responsável. Com a graduação concluída, vou buscar uma especialização em felinos", conta.

Já a médica veterinária, Graziela Gomes, pretende se especializar em dermatologia de pequenos animais. "Gosto de todas as áreas, mas me identifiquei com essa", destaca.

CURSO EM RT

Durante o discurso, o presidente do CRMV-RN frisou que em 2019 o Conselho deverá promover uma série de cursos que visam a capacitação de profissionais para atuarem no mercado. Um deles, já tem data marcada: o curso de Responsabilidade Técnica em Pet Shop e Clínica de Pequenos, que acontece em Mossoró no dia 13 de março, e em Natal nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

"Esse curso será presidido pelo médico veterinário Sérgio Lobado, do Rio de Janeiro. Um profissional extremamente respeitado", disse Dr. Wirton. Cursos em RT para a área de supermercados também devem ser anunciados pelo CRMV-RN em breve.

Prefeituras são orientadas sobre necessidade de médicos-veterinários e zootecnistas na vigilância sanitária e matadouros

Circular do CRMV-RN também informou gestores sobre pagamento de taxas obrigatórias.

Médicos-veterinários podem se vacinar contra a gripe a partir do dia 22

Profissionais fazem parte de grupo prioritário para imunização da influenza e podem procurar o posto de vacinação de 22 de abril a 31 de maio

Disponibilizados os certificados do Seminário de RT em Pet Shop e do Curso de RT em Alimentos

Atividades foram realizadas em Natal e Mossoró, no mês de março