• 30/01/2019

CRMV-RN entrega carteiras profissionais aos novos médicos veterinários do Estado

Solenidade aconteceu no auditório da UNP, em Natal

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte entregou na noite desta quarta-feira (30), as carteiras profissionais dos novos médicos veterinários formados pela UNP no Estado. No total, foram entregues 45 carteiras.

Participaram da solenidade o presidente do CRMV-RN, Dr. Wirton Costa, além do coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar, Rodrigo Padilha, e o professor e conselheiro, Vicente Toscano. A entrega aconteceu no auditório da UNP da Salgado Filho, em Natal.

O presidente do CRMV-RN  destacou que a principal missão do Conselho atualmente é educar. "Claro que temos nossa função de fiscalizar as profissões da Medicina Veterinária e Zootecnia, mas não queremos impor a punição imediata. O CRMV-RN tem um papel importante na conscientização dos profissionais , das boas práticas", disse Dr. Wirton.

No discurso para os novos médicos veterinários do RN, o presidente ainda frisou a importância de consultar e seguir as regras do código de ética da profissão. Uma delas, é não promover a divulgação de preços promocionais dos serviços oferecidos por profissionais. "Isso vai contra o que diz a legislação. O médico veterinário não pode fazer propaganda, já que essa prática ocasiona uma concorrência desleal", disse.

E é pautada na ética que a nova médica veterinária, Luana Viturino, pretende seguir. Ela é de Parazinho, 124 km de Natal, e já tinha entrado em um outro curso superior, mas a Medicina Veterinária era um sonho de criança. "Sempre quis. Agora quero honrar minha profissão, sendo ética e responsável. Com a graduação concluída, vou buscar uma especialização em felinos", conta.

Já a médica veterinária, Graziela Gomes, pretende se especializar em dermatologia de pequenos animais. "Gosto de todas as áreas, mas me identifiquei com essa", destaca.

CURSO EM RT

Durante o discurso, o presidente do CRMV-RN frisou que em 2019 o Conselho deverá promover uma série de cursos que visam a capacitação de profissionais para atuarem no mercado. Um deles, já tem data marcada: o curso de Responsabilidade Técnica em Pet Shop e Clínica de Pequenos, que acontece em Mossoró no dia 13 de março, e em Natal nos dias 14 e 15 do mesmo mês.

"Esse curso será presidido pelo médico veterinário Sérgio Lobado, do Rio de Janeiro. Um profissional extremamente respeitado", disse Dr. Wirton. Cursos em RT para a área de supermercados também devem ser anunciados pelo CRMV-RN em breve.

GLOBO RURAL: Zootecnista desenvolve 'bife' para abelhas enfrentarem seca no RN

Ração barata tem evitado abandono dos insetos em colmeias da região.

Ufersa abre processo seletivo para professores substitutos com vagas para médicos-veterinários

Oportunidades são para trabalho no Centro de Ciências Agrárias, em Mossoró, com salário de até R$ 3.130,85,.

Plenário da Câmara conclui votação de projeto que regulamenta vaquejada

Projeto agora segue para sanção presidencial.

Presidentes do CFMV e da Câmara dos Deputados se reúnem em Brasília

Em pauta, o Projeto de Lei sobre bem-estar animal, que conta com contribuição de médicos-veterinários e zootecnistas