• 07/03/2019

CRMV-RN emite nota de repúdio contra edital de concurso público que oferece baixa remuneração para médico veterinário

Edital fere Lei do Piso Salarial do Médico Veterinário

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte vem a público esclarecer que o Edital Nº 001/2019, publicado no último dia 25 de fevereiro, do Concurso Público da Prefeitura de Parnamirim, não oferece remuneração compatível com o que estabelece a Lei do Piso Salarial da Medicina Veterinária.

O edital traz apenas uma vaga para o cargo de médico veterinário e oferece remuneração de R$ 1.268 para carga horária semanal de 20h. O valor não chega a metade do que está previsto no piso salarial de classe.

O CRMV-RN também observa que as atribuições destinadas no edital não poderiam ser desenvolvidas somente por um profissional, correndo o risco de precarização do serviço a ser ofertado por ele.  Segundo o edital, é dever do único médico veterinário aprovado no concurso, planejar e executar a defesa sanitária animal, realizar castração, inspecionar e fiscalizar sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico os matadouros e frigoríficos, além de realizar perícias, exames e pesquisas reveladoras de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias, dentre outras atribuições.

O CRMV-RN entende, portando, que o Edital fere o código de Ética do Médico Veterinário e o que está estabelecido na Lei 4950-A. A Resolução 1138 do Conselho Federal de Medicina Veterinária em seu Artigo 5º, defende a dignidade profissional, quer seja por remuneração condigna, por respeito à legislação vigente ou por condições de trabalho compatíveis com o exercício ético profissional da Medicina Veterinária em relação ao seu aprimoramento científico.

Assim sendo, o CRMV-RN pretende agendar uma audiência com o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, formalizando um pedido para readequação do edital ao que está previsto na lei. O Conselho reafirma que o diálogo é sempre o melhor caminho, mas que em não obtendo sucesso, irá tomar as medidas judiciais cabíveis para a impugnação do edital, em defesa do profissional médico veterinário, responsável por desenvolver na sociedade uma atividade de extrema importância na qualidade e controle da saúde pública e animal.

CALAZAR: Comissão de Saúde Pública do CRMV-RN explica o que é o Leishmaniose Visceral

Zoonose provocou morte de um homem no Rio Grande do Norte. Conheça prevenções e tratamentos.

Comando do Exército recebe solicitação para incluir Médicos Veterinários no Serviço de Saúde

Pleito das entidades da Medicina Veterinária Brasileira foi apresentado em ofício enviado ao comandante geral.

Estelionatário usa nome do presidente do CRMV-RN para pedir dinheiro indevidamente através de aplicativo

Dr. Wirton Costa esclarece que não solicita dinheiro pelo Whatsapp e que número usado por criminoso não é o dele. Caso será denunciado à polícia.

CRMV-RN abre concurso público para vagas de Agente Administrativo e Agente Fiscal

Cargos de nível médio tem salários iniciais de R$ 1.996,00. Inscrições vão até o dia 8 de julho.

CFMV e CRMVs debatem juntos novas normas para o sistema

Evento aconteceu em Brasília de 13 a 15 de maio.