• Comunicação CRMV-RN
  • 14/03/2019

Rio Grande do Norte registra nove casos de raiva nos dois primeiros meses de 2019

Oito casos são em morcegos e um em bovino

Dados da Secretaria Estadual de Saúde  apontam que de janeiro até o dia 7 de março deste ano, o Rio Grande do Norte registrou oito casos de raiva em morcegos e um em bovino. Os morcegos diagnosticados com o vírus foram encontrados nos municípios de Macaíba, Parnamirim, Caicó, Santo Antônio e Nova Cruz. Já o bovino infectado foi encontrado em João Câmara.

De acordo com os relatórios do Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, os casos positivos de raiva em morcegos têm aumentado acima da média nos últimos cinco anos no Rio Grande do Norte.

No ano passado foram diagnosticados laboratorialmente, ao todo, 40 animais raivosos em 21 municípios do Estado. Os relatórios apontaram que do total, 33 eram morcegos. A taxa de letalidade da doença é de 99,9% dos pacientes infectados pelos vírus.

A médica veterinária e coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses em Mossoró, Allany Medeiros, diz que a população deve evitar o contato direto com o morcego. 

"Essa é a principal recomendação. Ao se deparar com um morcego, se ele estiver morto é recomendado que o coloque em um frasco com tampa e encaminhe ao CCZ. Se ele estiver desacordado, caído, é importante chamar uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses para fazer a remoção e análise laboratorial. Nunca deve ser feito o contato direto", diz, Allany. Uma outra medida é colocar telas de proteção em janelas de apartamentos e prédios que ficam perto de áreas arborizadas.

Em casos de mordeduras, as vítimas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais perto de casa e lavar o local com água corrente e sabão, já que o vírus rábico é extremamente sensível a agentes externos.

Ver todos

CALAZAR: Comissão de Saúde Pública do CRMV-RN explica o que é o Leishmaniose Visceral

Zoonose provocou morte de um homem no Rio Grande do Norte. Conheça prevenções e tratamentos.

Comando do Exército recebe solicitação para incluir Médicos Veterinários no Serviço de Saúde

Pleito das entidades da Medicina Veterinária Brasileira foi apresentado em ofício enviado ao comandante geral.

Estelionatário usa nome do presidente do CRMV-RN para pedir dinheiro indevidamente através de aplicativo

Dr. Wirton Costa esclarece que não solicita dinheiro pelo Whatsapp e que número usado por criminoso não é o dele. Caso será denunciado à polícia.

CRMV-RN abre concurso público para vagas de Agente Administrativo e Agente Fiscal

Cargos de nível médio tem salários iniciais de R$ 1.996,00. Inscrições vão até o dia 8 de julho.

CFMV e CRMVs debatem juntos novas normas para o sistema

Evento aconteceu em Brasília de 13 a 15 de maio.