CRMV-RN pede suspensão de curso técnico de veterinário em Natal

O curso ultrapassou os limites legais na sua estrutura curricular, ao ofertar disciplinas voltadas para graduação do médico veterinário.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte protocolou hoje (19), um ofício junto à Secretaria de Educação de Natal pedindo a suspensão de um curso técnico de veterinário, ofertado por uma empresa no bairro do Tirol, Zona Leste de Natal.

O pedido foi provocado, porque a estrutura curricular ofertada no curso ultrapassa os limites legais de sua grade, já que trata de disciplinas voltadas para graduação ou cursos de formação do médico veterinário.

No ofício, assinado pelo conselheiro efetivo, o médico veterinário Vicente Toscano, o Conselho se colocou à disposição da secretaria para, juntos, fazerem uma visita as instalações do curso, bem como emitir parecer que justificasse a impossibilidade da realização do curso técnico.

“Essa visita não foi necessária, porque hoje à tarde recebemos a diretoria do curso técnico em veterinária na nossa sede. Eles tinham uma turma para começar hoje, mas o curso está momentaneamente suspenso”, disse Vicente Toscano.

Além da grade curricular inadequada, o conselheiro explica que o cargo “técnico de veterinário”, ofertado pelo curso, não está regulamentado pelo poder público, nem previsto na Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). “Foi mais um agravante para pedirmos a interdição do curso. Essa profissão não é regulamentada. O único profissional habilitado para realizar procedimentos invasivo no animal, diagnosticar e tratar é o médico veterinário, além de compartilhar com o zootecnista o cuidado com o bem-estar animal ”, disse.

Denúncias podem ser feitas ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do RN através do nosso email crmvrn@crmvrn.gov.br ou pelos telefones (84) 3221-3290 ou ainda (84) 3222-2166.

• 19/12/2017

Recentes

UFPB abre concurso na área de clínica cirúrgica de grandes animais

inscrições começaram em janeiro e seguem abertas