• 10/07/2019

Pesquisa encontra protozoário agente da doença de Chagas em 40% dos cães analisados no interior do RN

Conselheiro do CRMV-RN, Dr. Vicente Toscano foi autor principal de artigo publicado na revista internacional Acta Tropica.

Uma pesquisa encontrou o agente causador da doença de Chagas em 40% dos cães que tiveram amostras de sangue analisadas no Rio Grande do Norte, entre os anos de 2013 e 2016. Os dados colhidos em três cidades do interior do estado e foram divulgados agora em um artigo publicado na revista internacional Acta Tropica – que recebe estudos sobre a saúde humana e animal nos trópicos e subtrópicos.

O principal autor do artigo é o dr. Vicente Toscano de Araújo Neto, que é médico-veterinário, conselheiro do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) e presidente da Comissão Regional de Agronegócio.

As amostras foram colhidas de animais domésticos em áreas rurais dos municípios de Acari, Caraúbas e Marcelino Vieira. De acordo com os pesquisadores, 40% dos cães foram soropositivos para o protozoário Trypanosoma cruzi – que é o agente etiológico da doença de Chagas.

“Em conjunto, nossos resultados confirmam que os cães são reservatórios domésticos de T. cruzi no nordeste do Brasil e T. brasiliensis é a principal espécie de triatomíneos correlacionada com a transmissão do parasito em ambientes domiciliares. Existe uma necessidade contínua de controlar populações peridomiciliares de triatomíneos e de implementar estratégias de vigilância para reservatórios com a ajuda da comunidade”, aponta.

A pesquisa "Trypanosoma cruzi circulating among dogs and triatomines in the endemic countryside of the State of Rio Grande do Norte, Brazil" foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além do dr. Vicente Toscano, participaram como co-autores: Nathan Ravi Medeiros Honorato, Raniery de Oliveira Santana, Andressa Noronha Barbosa Silva, Paulo Marcos da Matta Guedes, Egler Chiari, Lúcia Maria da Cunha Galvão e Antonia Claudia Jácome da Câmara.

Encontro com a presença de profissionais do mercado atualiza comunicadores do Sistema CFMV/CRMVs

Mais de 30 profissionais participaram de dois dias de troca de experiências e treinamento.

CRMV-RN tem novo endereço a partir desta segunda-feira (11/11)

Autarquia federal abre nova sede no bairro Lagoa Nova, em Natal.

Após denúncia do CRMV-RN, Justiça determina pena a falso médico veterinário que atendia em Extremoz

Dono do estabelecimento onde o homem atuava também deverá pagar pena pecuniária.

CRMV-RN não terá atendimento ao público nas próximas quinta (7) e sexta-feira (8)

Suspensão do expediente externo ocorre durante mudança de sede do Regional. Prazos de processos serão estendidos.