• 20/03/2020

Serviços veterinários essenciais permanecem disponíveis à população durante a pandemia do coronavírus

Veja dicas e orientações voltadas aos estabelecimentos e profissionais.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os governos estaduais estão fechando os comércios locais a fim de evitar a disseminação da doença. Os decretos variam de uma região para outra do país, mas, no geral, garantem o funcionamento dos serviços de saúde.

Por entender que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais à população, o Conselho Federal de Medicina Veterinária recomenda que as clínicas e os hospitais veterinários mantenham o funcionamento, de preferência, em regime de plantão para consultas dos animais que necessitem de atendimento de urgência e emergência.

Para manter o atendimento e, ao mesmo tempo, contribuir para conter a proliferação do coronavírus, o CFMV reforça as orientações divulgadas anteriormente aos profissionais:

- Reforcem a higienização dos consultórios a cada atendimento;

- Agendem os atendimentos para evitar aglomerações nas recepções;

- Restrinjam o acompanhamento da consulta à presença de apenas um tutor;

- Limitem a visitação aos animais internados, oferecendo maior número de boletins médicos dos pacientes;

- Reprogramem os procedimentos eletivos que não são serviços de urgência e emergência, afastando uma exposição desnecessária nesse momento crítico de propagação do novo coronavírus.

Pet-shops e agropecuárias

Por comercializarem alimentos e medicamentos veterinários, considerados itens básicos de subsistência e saúde, os pet shops e casas agropecuárias são estabelecimentos importantes para a nutrição dos animais e venda de insumos farmacêuticos de uso veterinário, devendo manter estoque normal, evitando deslocamentos incertos dos tutores à procura da ração e medicação para os animais de estimação.

Durante o período crítico de contenção da doença, a parte estética de banho e tosa, no entanto, deve ser evitada, estimulando que os tutores, preferencialmente, realizem a higiene dos pets no próprio domicílio.

OIE e WVA

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial de Veterinária (WVA) emitiram nota defendendo que os serviços veterinários e de nutrição animal são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfretamento de pandemias, como a que ocorre atualmente. Confira o posicionamento completo das entidades internacionais de saúde animal (texto em inglês).

Assessoria de Comunicação do CFMV

Anuidade 2020 é prorrogada até 31 de agosto

Resolução do CFMV alterou prazo por causa das medidas contra a Covid-19, que impactaram o fluxo de serviços dos inscritos.

Combate às Fake News: Vacina veterinária não pode ser usada em humanos

Vìdeo com informações falsas atribui cura da Covid-19 a vacina para prevenção de coronavirose canina. Na verdade, reações graves podem ocorrer.

CRMV-RN envia ofício ao poder público sobre abertura de estabelecimentos veterinários e de alimentação animal

Segundo presidente do Regional, suspensão de atividades poderia agravar situação da saúde pública.

Comunicado sobre funcionamento de estabelecimentos de Medicina Veterinária e Zootecnia

Orientações sobre atuação durante período de quarentena do Covid-19.